FUTUROS TÉCNICOS!


sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Governo inaugura Escola de Trabalho e Produção em Icoaraci

Como parte das comemorações pelo Dia do Professor, a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa e o secretário de Estado de Educação, professor Mário Cardoso, inauguram na próxima segunda-feira (15), às 09h, a Escola de Trabalho e Produção “Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, no distrito de Icoaraci .

A escola que terá capacidade para 480 alunos, é resultado de um investimento do governo federal, em parceria com o governo do Estado, no valor de mais de 3 milhões. Nos cursos técnicos de Turismo, Geomática, Informática, Design e cursos básicos de hotelaria, patrimônio cultural e natural, design em cerâmica e cozinha regional, a escola vai disponibilizar duas turmas com capacidade para 35 alunos, nos turnos da manhã e tarde. Os cursos serão realizados no período de um a um ano e meio, com o processo seletivo marcado para dezembro.

O patrimônio físico da escola compreende a 14 mil quilômetros quadrados. Sendo 3 mil de área construída e 11 de área externa, que será disponibilizado para as oficinas pedagógicas. Serão quatro blocos pedagógicos de administração, central, informática geomática, design. O bloco central terá salas de aulas e laboratórios de informática e biblioteca multimídia. No bloco de informática, laboratórios de informática e geo-processamento. No de Design, laboratório de pintura, desenho técnico, computação gráfica, cerâmica, montagem e embalagem.

Homenagem
Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, conhecido pelos amigos como “Cacau”, nasceu em Icoaraci, no dia 27 de julho de 1955. Iniciou seus estudos no distrito, passando mais tarde para a Universidade Federal do Pará, onde se formou em bacharel em Psicologia, psicólogo clínico e licenciado pleno em Psicologia. Exerceu sua profissão de psicólogo no Departamento de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e na Unidade Técnica de Educação Especial de Icoaraci.

Foi professor de psicologia nas escolas estaduais de ensino médio Maria Antonieta Serra Freire e Avertano Rocha, ministrando também a disciplina Ensino Religioso no colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Coordenou a unidade técnica de Educação Especial de Icoaraci, agente distrital de Icoaraci e assessor especial superior do gabinete do prefeito de Belém. Militante sindical e político do Partido dos Trabalhadores (PT) participou de muitas lutas, desde movimento estudantil pela meia passagem e quebra do monopólio dos transportes em Icoaraci, pelo direito de morar na área central da Cohab – Icoaraci, pelo fortalecimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).

Nenhum comentário: