FUTUROS TÉCNICOS!


sexta-feira, 28 de setembro de 2007

XI Feira Pan-Amazônica do Livro abre nesta sexta com espetáculo da Missa Cubana

Nesta sexta-feira (28), acontece a abertura oficial da XI Feira Pan-Amazônica do Livro. A cerimônia será realizada no auditório do Hangar - Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, às 19h. O evento contará com as presenças da governadora Ana Júlia Carepa, do secretário de Estado de Cultura, Edílson Moura e outras autoridades, além do embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Juan Mosqueta. Na oportunidade, a Diretoria Regional dos Correios fará o Lançamento do Selo Alusivo à XI Feira Pan-Amazônica do Livro, no estande da Secretaria de Cultura (Secult), durante a visita que os participantes farão à Feira.

Após a visita, o público acompanhará o espetáculo de abertura, que será uma apresentação da famosa "Missa Cubana" interpretada pelo Coro da Fundação Carlos Gomes, sob a regência da maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, e que será acompanhada por uma orquestra de câmara formada por músicos da Fundação Carlos Gomes e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, além de solistas como as sopranos Dione Colares e Marianne Lima, o barítono Daniel Araújo, o cantor Walter Bandeira e Maria Antonia Jiménez.

A "Misa Cubana" foi composta por José Maria Vitier e dedicada à “Virgen de la Caridad del Cobre”, padroeira de Cuba. É uma obra escrita para Coro, Orquestra e Solistas, e em seu conjunto, esta concebida a partir da universalidade dos valores do culto mariano com a especificidade da cultura cubana. O compositor se utiliza da música sacra, assim como da tradição musical cubana, tanto "culta" como popular. Jose Maria Vitier, é pianista e compositor e possui uma extensa obra de grande originalidade, sendo um dos compositores cubanos de maior reconhecimento no mundo.

Fábio Nóvoa Ag.Pá

Nenhum comentário: