FUTUROS TÉCNICOS!


quarta-feira, 25 de julho de 2007

Fórum Social Mundial exigirá investimentos de R$ 1 bilhão em Belém

Governadora Ana Júlia Carepa em Brasília

BRASÍLIA - A realização do Fórum Social Mundial de 2009, que acontecerá em Belém, vai exigir investimentos de pelo menos R$ 1 bilhão. A previsão é da Secretaria Nacional de Relações Institucionais do Palácio do Planalto ao analisar, nesta segunda-feira (23), o conjunto de obras e serviços públicos apresentados pela governadora Ana Júlia Carepa para que a Região Metropolitana de Belém possa receber os participantes do Fórum, evento internacional que deverá contar com mais de 100 mil pessoas.

A preocupação do governo paraense é estruturar a RMB para receber os visitantes e, ao mesmo tempo, aproveitar a estrutura a ser criada em benefício da população. O plano preliminar de obras e serviços, defendido pelo secretário de Governo, Cláudio Puty, prevê diversas ações nas áreas de segurança pública, saúde, saneamento, habitação, transporte, educação, ciência e tecnologia, cultura, turismo, agricultura e trabalho.

Um dos projetos prevê a implantação da Avenida da Ciência, uma via ligando o Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, ao bairro da Estrada Nova, em Belém, locais onde estarão concentrados os grandes eventos do Fórum. A planejada avenida já agrega importantes instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia, a Embrapa e o futuro Parque Tecnológico do Pará, em construção. A avenida, segundo Puty, também poderá servir de ligação aos municípios de Ananindeua e Marituba, com o prolongamento da avenida João Paulo II (antiga 1º de Dezembro).

Parte das obras previstas no plano já será contemplada pelo PAC do Saneamento e Habitação do Pará, que o presidente Lula lançará no dia 3 de agosto, em Belém. Outras ainda serão analisadas pelo governo federal, como a construção de um terminal hidroviário, uma biblioteca pública virtual e a recuperação do Centro Histórico de Belém.

Alexandre Padilha, representante da Secretaria de Relações Institucionais, ressaltou que o Palácio do Planalto deseja definir, o mais breve possível, as ações que serão priorizadas para o Fórum Mundial, já que o governo brasileiro deseja mostrar, em termos de organização e soluções, a mesma boa imagem que o Brasil está passando com a realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Texto: Pelágio Gondim/Foto: Adriano Machado

Nenhum comentário: